FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE E PENSAMENTO DECOLONIAL
Para quem é o curso
Terapeutas, Psicólogos, Psicanalistas, Professores, Mentores, Profissionais Liberais, Enfermeiros, Assistentes Sociais, Conselheiro Tutelar, Coaching e demais profissionais que atuam diretamente com pessoas.
A Psicanálise nasce como uma área da medicina, em especial, da psiquiatria, pois nosso fundador, Sigmund Freud, era médico neurologista, e preocupado em desenvolver uma ciência, como base na medicina ocidental.
Durante muito tempo, a psicanálise, foi uma prática clinica, exclusiva de médicos, e só tardiamente, leigos começaram a realizar esta prática, a partir das escolas de formação, sempre seguindo o nosso tripé Teoria, Análise pessoal e Supervisão Clínica.
Neste sentido, abre-se espaço para refletir sobre estas bases da psicanálise, e ao longo da história, muitas escolas e psicanalistas foram implementando novos estilos e princípios teóricos ao manejo clínico, vide Jacques Lacan, que introduziu a Linguista, a Antropologia Estrutural e a Matemática como parâmetro de constituição teórica e prática da interpretação no setting analítico.
Portanto, a clínica vem evoluindo desde Freud, e hoje temos muitas vertentes. Porém, sempre dentro de parâmetros onde exista uma transmissão da psicanálise, a partir da própria análise, e suportada pela teoria e supervisão.
Nossa formação, portanto segue uma estrutura de formação tradicional, o que isso significa. Que seguimos parâmetros de formação de psicanalistas, que são as mesmas de todas as escolas regulares pelo mundo.
Retomando, neste sentido a escola Freudiana, e seguindo num segundo passo os autores que vieram desenvolvendo a clinica. Portanto, além da base fundamental freudiana, vamos navegar pela Escola de relação de Objeto (Klein, Winnicott, etc) teoria Lacaniana, entre outros (Reich, Abraham, Félix Guattari, Sandor Ferenczi, Bollas etc.).
Além disso, precisamos também estudar a Psicopatologia, ramo da medicina que tem como objetivo fornecer a referência, a classificação e a explicação para as modificações do modo de vida, do comportamento e da personalidade de um indivíduo, que se desviam da norma e/ou ocasionam sofrimento e são tidas como expressão de doenças mentais.
Objetivo
Nosso objetivo com esse curso é que você saia dele com a capacidade de atuar na clínica e com a compreensão e escuta ao próximo fortalecida, saiba identificar temas relevantes para uma conversa, seja sensível em relação a necessidade do outro, aprenda na teoria e na prática a arte de se comunicar para atuar com excelência em sua profissão.
ALGUNS ITENS DA FORMAÇÃO
- Os problemas da comunicação
- Abordagem Psicanalítica, Existencial e Fenomenológica
- Contextos clinicos, escolares, espaço público etc
- Lógica do Discurso.
- Psicologia Aplicada
- Infância e Adolescência
- História da Psicanálise
- Principais correntes desde Freud
- Psicopatologia e Diagnóstico
- Filosofia na América Latina
- Filosofia Contemporânea
- Neuroses, Psicoses e Perversões
- Introdução a Psicanálise Lacaniana
- Clínica e Setting Analítico
- Grupo Análise
- Clinica social
- ETC.
Informações:
- Aulas Modulares um final de semana por mês presencial e via vídeo conferencia simultânea.
-18 meses de curso
(A gravação fica disponível para consulta posteriormente)
- 500 horas aulas
- Grupo de Estudos semanal durante toda a formação
PROFESSORES
Professores do Curso
FÁBIO LUIZ SOCREPPA DA FONSECA
Psicólogo, Psicopedagogo e Mestre e Doutorando em Educação. Especialista em Psicopatologia Fenomenológica. Competência em: Aconselhamento e Orientação aos Pais, Psicoterapia Individual, Depressão, Transtornos de Ansiedade, Problemas de Relacionamento, Psicopedagogia Clinica, Psicopedagogia Institucional, Altas Habilidades, Psicomotricidade e fenomenologia-existencial.
MARCOS CORRÊA
Marcos Corrêa é terapeuta xamânico formado pelo Instituto Inatekiê de Etnomedicina e Xamanismo. Também é doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2015), Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e Especialista em EAD pela Faculdade Campos Elíseos (2015). É graduado em Jornalismo pela Faculdade de Campo Limpo Paulista (2008) e em Radialismo pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, cinema, jornalismo, documentário e ficção. Foi professor de comunicação nas faculdades FMU, FACCAMP, Zumbi dos Palmares, FCE e na Universidade Cruzeiro do Sul. Coordenou o curso de RTVI na Faculdade do Povo – FAP, de São Paulo. Cometeu dois livros, o primeiro, fruto das discussões do doutorado chamado "Filmar Operários: registro e ação política de cineastas durante a ditadura militar no Brasil" (2016) e "Jornalismo e Documentário: diálogos possíveis" (2018). Integra como pesquisador os grupos MIRE (Mídia Religião e Cultura), vinculado à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação – INTERCOM, e COMUNI (Grupo de pesquisa em Comunicação Popular e Alternativa), na Universidade de Marília – UNIMAR. Também já atuou como pesquisador internacional na Universidade Covilã, Portugal, e integrou o grupo de pesquisa Aruanda Lab.doc, na Universidade de São Paulo – USP.
WILLIAM BEZERRA FIGUEIREDO
Psicanalista, Pós doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em Ciências da Religião (UMESP-SP) e Especialista em Psicopatologia Fenomenológica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa e em Gestão e Políticas Culturais pela Universitat de Girona (ESP). Filósofo, Gestor; Professor convidado da Especialização em Filosofia da Religião da Universidade Metodista de São Paulo.
LUIS SANTOS
Psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae e tradutor do livro China em Mente de Christopher Bollas. Artigos publicados podem ser encontrados em http://luisfsantos.work
VAGNER NUNES PEREIRA
Doutorando em Filosofia (previsão de término-2024) pela Universidade Federal do ABC, Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do ABC (2019), Especialização em Finanças pela Universidade Cidade de São Paulo (2014) e Graduado em Filosofia pela Universidade Metodista de São Paulo (2010). Professor de Filosofia e Sociologia com experiência na educação no Ensino Médio e EJA. Atua principalmente em temas ligados a: ética e ação; filosofia política; antropologia filosófica; filosofia e educação; filosofia contemporânea; Filosofia Brasileira, Latino-americana e Africana. É membro do GT Filosofia da Libertação, Latino-americana e Africana (ANPOF), do Grupo de Pesquisas Perspectivas Críticas da Filosofia Moderna e Contemporânea (UFABC/CNPq), do Grupo de Pesquisa sobre Filosofia brasileira contemporânea e suas interfaces com as filosofias africana e latino-americana (UFABC) e da Asociación de Filosofía y Liberación (AFyL).
ADORACION CASTRO
Adoracion de Castro, 51 anos Graduação em Serviço Social, UNICID, 1995. Especialista em gestão em saúde. Curso de Especialização GERUS: desenvolvimento gerencial de Unidade Básica de Saúde, 360hs. OPAS- OMS-MINISTÉRIO DA SAÚDE, Secretaria Municipal da Saúde e Faculdade de Saúde Pública/USP. (2002-2003). Formação em Psicanálise e PNL pela Escola Diálogos Abertos (2018) Curso de Aperfeiçoamento em Aconselhamento Terapêutico no Instituto Inatekié (2021) e em Etnomedicina em 2022. Atuação Profissional Minha trajetória profissional migra da iniciativa privada para o serviço público a partir da conclusão da graduação. Inicialmente no movimento de moradia atuando no Programa Paulista de Mutirão e Autogestão para construção de unidades habitacionais na Cidade de São Paulo, engajando-me em seguida na implantação do, hoje Estratégia Saúde da Família (ESF), também na cidade de São Paulo. Atuei na gestão de Unidades de Saúde organizadas sob a ESF por 9 anos e 3 à frente de um ambulatório de especialidades odontológicas de de reabilitação. Findo este tempo, passei a atuar diretamente na assistência, ainda em Saúde Pública, integrando uma equipe multidisciplinar como apoio para matriciamento e intervenção das equipes nucleares da assistência em saúde, onde estou até atualmente.
Datas 2023
Fev 11 e 12
Mar 11 e 12
Abril 15 e 16
Maio 20 e 21
Jun 17 e 18
Jul 15 e 16
Ago 19 e 20
Set 16 e 17
Out 21 e 22
Nov 11 e 12
Dez 16 e 17
Datas 2024
Jan 20 e 21
Fev 17 e 18
Mar 16 e 17
Abril 20 e 21
Maio 18 e 19
Jun 15 e 16
Jul 20 e 21
Ago 17 e 18
Set 14 e 15
Out 12 e 13
Nov 09 e 10
Dez 07 e 08 Finalização
Local: INSTITUTO INATEKIÉ
RUA MIRAGAIA 943 - PAULICÉIA
SAO BERNARDO DO CAMPO
Contato
(11) 9 9799-7444 – [email protected]
Nossa Equipe
Uma de nossas características mais marcantes é nosso foco em motivar e desenvolver potencial humano para o crescimento individual e social de nossos clientes. Nossa missão é capacitar pessoas para viver bem, com saúde e integrado eco-social-emocional-espiritualmente.