
Curso sobre Animais aliados
"As relações entre o xamã e os animais são de natureza espiritual, e de uma intensidade mística tal que se torna difícil para a mentalidade moderna, cética, imaginá-la. A relação era tão íntima que os xamãs achavam possível tornar-se um animal. Ao se tornar um animal mítico, o homem transformava-se em algo maior e mais forte do que ele próprio." Leo Artese
De acordo com Don Juan, o Brujo que foi mestre de Carlos Castañeda, existe princípios que devemos tomar atenção:
1. Tornar-se um homem de conhecimento era questão de aprendizagem.
2. Um homem de conhecimento tem um propósito inflexível
3. Um homem de conhecimento tem clareza de espírito
4. Para ser um homem de conhecimento é preciso um trabalho exaustivo.
5. Um homem de conhecimento é um guerreiro
6. Um homem de conhecimento é um processo incessante.
7. Um homem de conhecimento tem um aliado.
Esses sete conceitos são temas. Percorrem o ensinamento, determinando o caráter do conhecimento. Neste curso vamos nos ater ao sétimo item, qual seja o aliado do homem de conhecimento. Porém, Don Juan afirma que um aliado pode ser qualquer ser que existe na natureza, o que amplia em muito que podemos tratar como aliados, por isso nosso foco será o espírito animal.
Os animais aliados também são conhecidos como animais de poder, por trazerem força para o praticante de xamanismo. Também podem ser associados às quatro sagradas direções, ou em relação aos mundos visitados pelo xamanista durante o trabalho espiritual.
Os animais também são usadas como veiculo de adivinhação, como oráculos, curandeiros peruanos do norte usam o porquinho da índia para adivinhar onde está a doença, adivinhação pelo movimento dos pássaros, pelo formigas, por restos de vísceras de animais, horóscopo chinês etc.
Os animais também são adorados como divindades, como podemos ver em muitos casos de religiões orientais. Portanto podemos dizer que os animais aliados são muito importantes dentro da prática xamânica. Encontrar o animal aliado não é uma tarefa fácil ou instantânea, depende da conexão do praticante e depende de uma relação continua com o aliado, desde que esse se apresente ao praticante.
Depende também uma postura do praticante xamanista, em que este esteja disposto a romper com o ego, para encontrar o animal verdadeiro, e não que o ego possa lhe apresentar de imediato. Existe também a possibilidade de um animal permanecer por muitos anos ao lado do praticante, como também pode aparecer durante um trabalho de depois ir embora, ou ficar atuando por um período de meses etc. Como tudo que se relaciona com o xamanismo, esta busca não é uma ciência exata, depende de muitas circunstâncias.
O curso será dividido em quatro etapas:
1. Buscando as conexões sagradas
2. Jornada I: Pegadas pelo caminho
3. Jornada II: A busca de uma visão
4. Jornada III: Dançando com os aliados
A primeira etapa é estarmos prontos para ver os aliados quando estes aparecerem em nosso caminho. Para tanto, iremos realizar vários exercícios que nos ajudarão a abrir esta porta para o aliado caminhar dentro do seu ser.
A segunda etapa é vasculhar nossa memória afetiva, e buscar pistas destes animais aliados, iremos realizar jornadas, grupos de conversas, praticas diversas que visem o reencontro com experiências passadas, resgatando as pegadas que os animais deixaram em nosso caminho.
A terceira etapa é um trabalho profundo utilizando plantas de poder, uma vivência em busca de uma visão do animal, ou de uma aproximação com ele, ou eles, e estabelecer uma relação mais profunda e fraterna.
A quarta e ultima etapa, é a chamada dança do animal de poder, neste momento, o grupo de praticantes irá produzir objetos, indumentárias, figurinos etc; tendo em vista que tiveram contato com algum aliado durante o processo.
Cada etapa demanda um dia de trabalho, e requer atenção e prontidão. Depois entre os encontros será elaborado um conjunto de exercícios que deverão ser praticados entre os encontros. Os exercícios que ocorrerão entre os encontros são tão importantes quanto as jornadas em si, entendendo que nossa vida, dentro do caminho vermelho, é uma grande jornada até o reencontro com o grande mistério.
Mais informações via Whatsapp:
